CTI

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Intel prepara lançamento do processador de seis núcleos Xeon

Analistas afirmam que a companhia deve lançar Xeon 7400 na próxima segunda; companhia aposta em vincular chip com virtualização.
A expectativa do lançamento do Xeon 7400, o processador de seis núcleos da Intel, é para próxima segunda (15/09), o mesmo dia em que começa o evento anual da VMware em Las Vegas, EUA. E a data escolhida não é coincidência.

O novo chip da Intel é direcionado para usuários que busquem consolidação e virtualização dos servidores, defendem analistas. Ao mover várias máquinas virtuais para um chip six-core melhora o gerenciamento dos sistemas virtuais e também dos físicos.

A Intel não é a única que está apostando na conferência da VMware para lançar produtos. Vários fornecedores de hardware estarão colocando novidades no mercado apostando no hype da virtualização.
A Dell, por exemplo, anunciou que a sua linha de servidores blade PowerEdge, incluindo o M905 de quatro soquetes, pode suportar 66 máquinas virtuais – seja Citrix XenServer, VMware ou Microsoft Hyper-V. 

Ao descrever o chip de seis núcleos Dunnington, durante o Intel Developers Forum no mês passado, o vice-presidente executivo da Intel Pat Gelsinger, colocou a virtualização como um dos processamentos possíveis para o novo processador. 

A AMD também trabalha em seu chip six-core, chamado Istanbul, que está previsto para a segunda metade do ano que vem.

Nathan Brookwood, analista da Insight 64, vê os chips de seis núcleos como um produto de nicho para cargas de trabalho transacionais ou banco de dados que já usam virtualização e ambientes multithreaded (vários núcleos virtuais emulados sobre um núcleo físico).

O Xeon 7400 foi construído em uma única peça de silício, ao contrário dos chips quad-core da Intel que foram construídos sobre dois chips dual-core chips. Como resultado da diferença de arquitetura, Brookwood afirma que o novo chip pode ter melhor desempenho ao lidar de maneira mais eficiente com o caching. Ele classificou o chip como "o melhor processador de núcleos múltiplos da Intel até agora." 

Além de gerenciar mais cargas de trabalho, os servidores com chips six-core consomem menos espaço físico e menos energia, diz Rich Partridge, analista na Ideas International. Partridge destacou também que a Intel está buscando atingir usuários que apostaram em Unix ou RISC para o gerenciamento de cargas pesadas. 

Não se trata de alguém que quer rodar uma mesma grande carga sobre os seis núcleos, mas de usuários que querem gerenciar várias aplicações sobre um hypervisor.
Texto retirado na íntegra de: ComputerWorld

0 comentários;:

 
© 2008 Template feito por Templates para Você - Adaptado a CTI® Blog™