CTI

segunda-feira, 21 de julho de 2008

[PC World] Avaliamos o chip de quatro núcleos da Intel

Em teste supervisionado, o chip Kentsfield, da Intel, mostra velocidade impressionante

KentsfieldA primeira avaliação do processador Kentsfield quad-core da Intel está aqui, e o chip mostra velocidade impressionante em aplicações multitarefa. Assim como no lançamento do Core 2 Duo, a Intel supervisionou os testes no evento de pré-lançamento, então teremos que aguardar a nossa própria avaliação de desempenho para quando tivermos uma amostra do Kentsfield em nossos laboratórios, para os testes com os requisitos de PC World.

A configuração de teste da Intel confrontou um Core 2 Extreme QX6700 de 2.66-GHz (Kentsfield) com um chip Core 2 Extreme X6800 de 2.93-GHz (o processador de última linha da Intel até o lançamento do Kentsfield). Ambos os sistemas usando uma placa mãe D975XBX2, 2 GB de memória Corsair rodando em velocidade DDR2 800, um hard drive Seagate de 320GB e uma placa gráfica eVGA GeForce 7950 GX2.

Resultado dos Testes

Como nossos testes prévios mostraram, o chip Core 2 Extreme é brilhantemente rápido. Na verdade, quando executa aplicativos de encadeamento único ou qualquer aplicativo que tire vantagem de muitos núcleos de CPU, ele continua sendo o chip mais rápido. Na avaliação geral PCMark 05, mostrada na tabela abaixo, por exemplo, o Core 2 Extreme bateu o chip quad-core de pré-produção por pouco – presumidamente, graças a sua velocidade de clock levemente maior. Jogos padrão em 3D com aceleração, testados no 3DMark 05, não foram muito mais rápidos com o novo chip também, apesar da pontuação do CPU no PCMArk e no 3DMark ter mostrado ganhos significativos.

O Kentsfield realmente começa a brilhar quando você o usa para lidar com codificação complexa de vídeo ou tarefas com visualização/dimensionalização em 3D. Ambos aplicativos com geração de imagens em 3D, o POV-Ray e o 3DS Max 8, funcionaram com uma rapidez considerável com quatro núcleos; o POV-Ray em particular gerou 83% mais pixels por segundo no chip Kentsfield em comparação com o Core 2 Extreme. A codificação e a edição de vídeo ficaram 30% mais rápidas no aplicativo Vegas da Sony e no conversor DivX.


Primeira avaliação do Processador Quad-core Kentsfield da Intel

Teste

Kentsfield

Core 2 Extreme

Divx 6.2.5
com XMPEG 5.03
(segundos)

77

106

Sony Vegas 7.0a
(segundos)

255

384

3DS Max 8 SP2
(segundos)

49

81

POV-Ray Beta 15
(pixels por segundo)

2592

1417

PCMark 05 Pro
(pontuação geral)

7550

7697

PCMark 05 Pro
(pontuação CPU )

8470

7425

3DMark 05 Pro
(pontuação geral)

8905

8300

3DMark 05 Pro
(pontuação CPU)

3923

2545

NOTA: Pontuação baixa é boa nos três primeiros testes, pontuação alta é boa em todos os outros.

Análise

Sendo o Kentsfiled essencialmente um par de Core 2 Duo conectados em um único chip, não é surpresa que o desempenho do novo produto seja quase idêntico ao dos chips dual-core em aplicativos de encadeamento único. Repetindo, o veredicto completo do Kentsfield terá de esperar até termos uma amostra do mesmo em nosso laboratório, mas os resultados deste limitado teste de pré-lançamento combinam com a decisão da Intel de apresentar o processador quad-duo em novembro. Enquanto os gamers não enxergam nenhum grande ganho com o quad-core, qualquer um que trabalhe com vídeo ou geração em 3D deve obter resultados muito satisfatórios.

Quanto mais jogadores e programadores comecem a tirar vantagem de múltiplos núcleos de CPU e quanto mais o vídeo de alta definição ganhar popularidade, mais e mais pessoas precisarão desse tipo de processador. Os chips Core 2 Quad do próximo ano devem proporcionar ainda mais poder, começando com parte de 2.4-GHz rodando em barramentos de 1066-MHz. A Intel também planeja lançar versões Quad-Core de suas estações de trabalho e servidores centrados na linha Xeon antes do fim do ano.

P.S. A avaliação é antiga mas valida. ;)

0 comentários;:

 
© 2008 Template feito por Templates para Você - Adaptado a CTI® Blog™